Psicóloga Priscila Roza

Revisitar

Por que experiências passadas não nos imunizam contra Desafios Futuros?

Por Priscila Roza

resiliência
Imagem ilustrativa

Foto de Leah Newhouse

Você já se pegou refletindo sobre as vezes que revisitou algumas situações? Já pensou que só porque enfrentou uma situação difícil no passado, não está automaticamente imune a passar por algo semelhante no futuro?

É comum, em alguns momentos, nos pegarmos pensando que, por termos vivido certas experiências ou adquirido conhecimento sobre determinados temas, estamos imunizados de determinadas situações desafiadoras. Mas, a verdade é que a vida é imprevisível e cheia de reviravoltas, não existe uma fórmula mágica (quem dera se existisse) para evitar todos os obstáculos que surgem em nosso caminho.

Como psicóloga e mulher, tenho me deparado frequentemente com essa reflexão. Mesmo com a minha formação, experiência clínica e vivências pessoais, ainda me vejo diante de desafios que me fazem questionar minhas escolhas e decisões…

E sabe de uma coisa? Isso é absolutamente normal.

Passar por determinadas situações não nos torna invencíveis ou imunes a elas. Somos seres em evolução constante, e cada experiência, seja boa ou ruim (e compreendo como realmente não queremos ter experiências ruins) , nos molda e nos ensina algo novo. É como se aprendêssemos com a escola da vida, às vezes, com lições um tanto dolorosas.

E aqui, gostaria de acrescentar mais um ponto: é realmente desafiador aprender através da dor. Em diversas situações, é algo que muitas vezes evitamos, justamente por sua intensidade. No entanto, é crucial refletirmos sobre a humanidade presente nos erros, sobre a humanidade presente no processo de aprender com eles. Mas essa discussão pode ficar para outro post.

Então, se você se deparar em uma situação que desperte um quase Déjà vu não se culpe. Isso não significa que você falhou ou que não aprendeu com as situações passadas. Significa apenas que você está vivendo e continua em um processo de aprendizagem, assim como todos nós.

Sejamos mais pacientes com nosso próprio processo, cultivemos mais compaixão por nós mesmos e pelos outros, reconhecendo que cada desafio pode nos fortalecer e tornar mais resilientes.

Déjà vu: Uma experiência que nos faz sentir uma sensação de familiaridade, como se já tivéssemos vivenciado aquele momento ou estado antes.

❮ Voltar ao início